quarta-feira, 19 de junho de 2013

VAIDOSA - lifestyle photography


"A foto deve falar por si mesma."    autor desconhecido

Em primeiro lugar, as fotos deste post foram feitas com uma simples câmera bridge FUJI Finepix, pois estava em viagem e nunca levo uma DSLR comigo (por ser muito pesada e ocupar espaço demais na bagagem).
Surgiram vários desafios para fazer uma foto de qualidade - (1) -   uma modelo em movimento (2) diante de um espelho   (3) grande janela com luz ofuscante (por trás do espelho) .
Além disso, as  (4) paredes e portas eram antigas e encardidas e cheias de remendos em cimento cru. Sem contar que havia alguns (5) expectadores à minha volta (vide cena no final do post). Os (6) móveis estavam descascando e eu não não queria que esses defeitos aparecessem em minhas imagens feitas com uma (7) câmera bridge sem muitos recursos e com um CCD como sensor (8) com uma lente fixa de 24 mm (equivalente a 36 mm, por ser cropada).
Devo também registrar, que fora a janela, não havia outra fonte de iluminação e (9) no ambiente havia um grande contraste de iluminação (penumbra x janela).

 Diante desses 9 problemas, lembrei-me da máxima de H. Cartier Bresson de que "O conhecimento é mais vital do que o equipamento" 
Lembrei-me também dos ensinamentos do meu caro professor Pedro André e da aula 24 - nível intermediário - do meu caro professor virtual - Sit Kong Sang (final do post) que resumo:  "Fazer fotografia vai depender do que você viu, aprendeu, aprimorou, estudou e usou em termos de criatividade".
































  










Os problemas que eu tinha que vencer:


Cenário difícil e iluminação também.


Modelo espevitada.


Câmera bridge.


Sei que ainda estou só começando... Tenho muito que o que aprender e praticar, até saber lidar com qualquer situação, qualquer iluminação e com todo tipo de problema.
Sempre que achar um tema interessante  na Escola Pública de Fotografias,  farei postagens das aulas desse professor incrível que tem repassado um pouco de seus conhecimentos (que são vastos)  a tantas pessoas.
Lógico que, se essas fotos tivessem sido feitas com uma DSLR, teriam saído beeeeemmmmm melhores. Disso eu não tenho a menor dúvida.
Mas, valeu o exercício de paciência e da técnica.

Anexo o  vídeo que muito me ajudou nessa empreitada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário