Não resta a menor dúvida de que os
maiores desafios nos levam a resultados melhores, pois eles são diretamente
proporcionais aos esforços que empregamos. E as alegrias também.
Nesse ensaio (que postarei nos próximos dias e abordando vários temas) enfrentei diversos desafios e eu tive que
vencê-los usando os meios de que dispunha, muita criatividade e toda a bagagem
de conhecimento que consegui guardar na cachola sem contar, é claro, com um
planejamento detalhado de tudo que precisaria para o momento do clique.
O dia estava nublado e eu iria
fotografar em ambiente interno (que medo), sem flash e sem qualquer tipo de
iluminação artificial. Mas, a luz natural foi a atração principal e fez toda a
diferença... Cada dia estou mais apaixonada por ela e mais avessa ao TTL e qualquer tipo de iluminação artificial.
Não contei com nenhum assistente
e tive que bancar o contra-regra, produtora, camareira, fazer a direção de
arte, manter a ordem para as crianças não derrubarem os cenários, compor,
enquadrar, clicar (sem perder o ritmo e mantendo a animação e o interesse das
meninas). Sendo assim, afirmo logo que qualquer falha merecerá perdão.
Como o ambiente estava escuro, usei o diafragma em f/1.8, velocidade variando entre 1/160 e 1/200, I.S.O 400,
medição central média, sempre
observando o fotômetro que me informava seguramente que os ajustes estavam
harmônicos entre si.
Essencial para mim era capturar os
detalhes dos bordados e das nervuras das vestimentas bem como os relevos dos
amassados dos tules e da seda das camisolas. Queria a bidimensionalidade que só uma luz perfeita pode proporcionar às
imagens bem como uma atmosfera etérea e pictórica.
Em hipótese alguma eu poderia perder os contornos do rostos e
braços das modelos, ao refletir a luz vinda do exterior. Confiei que o ACR (Adobe
Camara Raw) me garantiria a correção, caso qualquer estouro ocorresse e por isso optei por subexpor um ponto no fotômetro. Igualmente não me descuidei de manter as modelos
no mesmo plano para não perder a profundidade
de campo em nenhuma delas.
Como não haveria o bokeh produzido pela lente (50
mm, equivalente a uma 75 mm), tive que providenciar um bokeh na pós-produção,
usando filtro tilt shift com desfoque de 15 px (bendito
PS).
Nesse post anexo apenas fotos das meninas se preparando para o ensaio com as roupas de bailarina.
Usamos dois cenários: um em tons de lilás (princesas) e outro em tons de rosa (bailarinas).
Agradeço à Nanda e à Adriana Oliveira que capricharam no coque e na maquiagem das lindezas.
Elas são fera em tudo que fazem.
Elas são fera em tudo que fazem.
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